Como fazer boneca de pano com molde - Passo a Passo

Antes da popularização da Barbie e do próprio plástico, as bonecas de pano eram o brinquedo para meninas mais popular, tanto que viraram molde para criar a Emília do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. Que tal resgatar esse tempo de ouro e levar bons momentos as crianças de hoje em dia? Sem dúvida, se trata de uma diversão saudável para suas filhas, sobrinhas ou afilhadas pequenas.

Há diferentes formas de fazer uma boneca de pano, algumas delas difíceis e outras menos complicadas, mas a dificuldade acabou hoje. A Arte Tutorial irá ensinar neste passo a passo um movo fácil de fazer boneca de tecido, mesmo que você não seja nenhuma expert em corte e costura.

Como fazer boneca de pano com molde - Passo a Passo

Materiais

Uma das coisas bacanas dessa boneca de pano é que não será necessário comprar diversos tipos de tecido, pois iremos utilizar retalhos de outros trabalhos feitos anteriormente. O restante da lista de materiais também é simples e você já deve ter na sua casa.

    Material de boneca de pano tecido
  • Tecido de retalhos;
  • Feltro colorido;
  • Máquina de costura;
  • Linha e agulha;
  • Alfinetes;
  • Enchimento;
  • Tesoura;
  • Molde das peças (veja aqui);
  • Impressora (opcional).


Passo a Passo

Primeiro devemos ter em mãos os as peças da boneca já recortadas. Para isso, imprima o molde que disponibilizamos acima e recorte conforme indicado. Pegue as peças de papel e use-as para fazer as partes de tecido, tanto de retalhos estampados como o de feltro. Não esqueça que deve ser feito a parte da frente e de trás, além de lembrar que são duas penas e braços.

Como fazer boneca de pano com tecido de retalho
Como fazer boneca de pano com molde - clique para ampliar
Em seguida pegue o antebraço e costure junto a mão, que é de feltro da cor de pele que você deseja fazer a boneca de pano. Repita o processo mais 3 vezes, depois uma cada par para formar o braço, mas deixe a parte de cima aberta para inserir mais tarde o enchimento.

Com os pés e o tronco do corpo não tem mistério, basta recortar duas peças iguais de cada e juntar depois, igual está na imagem de exemplo. A cabeça também segue a mesma técnica, mas o rosto é feito a parte.

Recorte tecido de feltro da cor da pele da boneca em formato oval, que irá servir de base para a face. Por fim, coloque o cabelo e o restante as expressões do rosto, como olhos e boca.

Boneca de pano facil de fazer
Agora falta apenas unir todos os membros da boneca. Comece pelo tronco, colocando o enchimento (pode ser de algodão) e feche. Siga o mesmo com as outras partes e costure elas no corpo.

Com a mesma técnica é possível fazer os mais variados modelos e cores, basta usar a imaginação. A boneca também é ótima para decorar quartos para meninas, dando um ar mais aconchegante, e combina perfeitamente com o Totoro e o pássaro do Angry Birds de pelúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário