Como fazer cubos de tecido para bebês – Passo a Passo

Quando o bebê começa a sair do colo e está engatinhando, ele quer brincar com tudo com o que encontra e também aprender. Uma boa forma de estimular o aprendizado dos pequenos é utilizando cubos com algumas informações, sejam elas números, letras, figuras ou até um dado tradicional.

Para garantir uma segunda maior às crianças, uma boa forma de fazer dos cubos é utilizando tecido com algum enchimento fofinho, pois assim não há como elas se machucarem. O tamanho também é importante, precisando ser grandinho para que elas não coloquem na boca.


Materiais

A lista de materiais é bem simples, já que a maior parte é basicamente reaproveitamentos de outros artesanatos com corte e costura.
  • Retalhos de tecidos estampados variados;
  • Enchimento (pode ser algodão);
  • Tecidos de apenas uma cor;
  • Cola para tecido;
  • Agulha e linha;
  • Tesoura;
  • Régua;
  • Lápis.


Passo a Passo

Para montar o cubo é bem simples, é praticamente os mesmos passos para fazer um dado de papel que vem em algumas jogos de tabuleiro.

Usando a tesoura e a régua, a primeira coisa que devemos fazer é cortar 6 quadrados com medidas iguais com o tecido estampado, que pode ser do material de sua escolha. A Arte Tutorial não indica panos felpudos, os de pelúcia, porque podem acumular pó e isso é prejudicial aos alérgicos, seja o bebê ou os pais.

costurando cubo para crianças
Agora chegou o momento de juntar as peças. O formato deve ser algo similar a uma cruz, com 4 quadrados em linha reta e mais 2 ao lado do segundo de cima, conforme está indicando a imagem.

Costure, mas preste atenção para manter o mesmo tamanho da borda em todos os casos. Você pode usar o lápis e a régua para ajudar tudo a ficar reto e com a mesma largura. Lembrando que a parte da costura vai ficar para o lado de dentro.

Nesta etapa você pode colocar as figuras que deseja colocar nos lados do cubo. Para os menores, é indicado o uso de figuras de animais ou de pontos como um dado para auxiliar no entendimento da matemática básica quando o bebê ficar grandinho.

Figuras de tecido feltro molde
Para fazer as figuras, pegue um tecido de apenas uma cor e no verso desenhe com o lápis de forma espelhada, se a ponta do E é voltada para a direita, deixe para esquerda como um 3. Em seguida recorte com a tesoura onde você tracejou. Você pode baixar da internet modelos diferentes e usar como molde depois de imprimir.

Antes de fechar o cubo e inserir o preenchimento, cole as figuras nos lados indicados ou costure. É bom deixar preso firmemente, pois caso esteja crescendo os dentinhos, as crianças adoram morder tudo o que encontrar.

Como fazer dado de tecido intantil
Por fim, feche o cubo unindo os quadrados. Siga a nossa dica, com o auxilio da imagem de exemplo (clique para ver), para costurar: junte A e B, depois C e D e em seguida C com B. Do outro lado, una E a C e F a C.

Antes de fechar completamente, deixe uma abertura para preencher com o enchimento de algodão até ficar fofinho (não é necessário o cubo ficar completamente reto nas bordas). Costure a abertura e está completo o cubo de tecido para bebês brincarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário