Decoração de festa infantil: Circo – Parte 1, o Palhaço

Que tal fazer a decoração de aniversário do seu filho pequeno com muitas cores e alegria? O circo é ideal para isso! De forma muito fácil iremos ensinar como fazer tudo em passo a passo com fotos e, o melhor, com materiais baratos.

Para quem está procurando ganhar dinheiro, também é muito bacana fazer este tema de festa infantil, podendo triplicar o investimento no momento da venda ou alugar e receber um bom lucro em pouco tempo.

Neste primeiro artigo iremos explicar como fazer o Palhaço, o grande centro das atenções, depois do aniversariante, é claro.


Materiais necessários

Todos os materiais são facilmente encontrados em papelarias e lojas de artesanatos, para quem já está trabalhando com isso talvez já até os tenha em casa sobrando.
Cartolina para os moldes;

Decoração de festa infantil com Palhaço
Palhaço do circo
  1. Martelo de borracha;
  2. Estilete;
  3. Tesoura;
  4. Régua;
  5. Lápis;
  6. Caneta preta para retroprojetor;
  7. Fita adesiva;
  8. Fita dupla-face;
  9. Cola quente;
  10. Bisnagas de cola colorida;
  11. Placas de EVA (uma espécie de borracha) com 2,5 mm de espessura em várias cores;
  12. Vazadores, sendo um de cada tamanho: nº30 (grande), nº18 (médio) e nº10 (pequeno);



1º Passo - O Molde

Primeiro faça um desenho de uma silhueta de um palhaço inteiro na cartolina, é muito simples de fazer, como você vai poder ver a seguir. Caso não saiba realmente desenhar ou quer um molde pronto, você pode encontra vários pela internet.

Agora, recorte o desenho que você fez na cartolina e você terá o seu molde pronto. Para deixar a decoração especial, fica legal fazer vários moldes e ter diferentes poses de palhaços.



2º Passo - A Base

Posicione o molde do corpo inteiro do palhacinho sobre o EVA branco. Com um lápis, risque em toda a volta do boneco. Essa peça será a base onde as partes coloridas serão coladas.

Depois, faça o mesmo processo nas borrachas (EVA) coloridos com apenas algumas partes do corpo, como pés (calçado), pernas (calça), tronco e braços (camisa), cabelo, boca e nariz.



3º Passo – Corte a base

Cortando a base
Chegou a hora de cortar as bases. Com uma tesoura, recorte nos contornos. Faça igual com todas as peças coloridas que serão sobrepostas nesta base.

Uma dica importante: em vez de usar a tesoura, use um estilete, pois o acabamento fica melhor. Usando a tesoura as bordas do palhaço ficarão um pouco amassadas.

Também pegue o vazador, coloque sobre a borracha e bata com o martelo de borracha. Esses círculos serão usados na decoração da caixa.



4º Passo – Colar as peças na base

O palhaço já está quase pronto, chegou a hora de colar as peças na base. Com uma pistola de cola quente, aplique no verso das peças e fixe-as sobre a base.

Cole primeiro a calça e depois a camisa, que ficará ligeiramente sobreposta na calça. Cole os cabelos nas laterais da cabeça, boca e depois o babado do pesco. Não se esqueça de colar nenhuma parte, pois agora iremos para a pintura.



5º Passo – Desenho dos olhos e boca

Agora que todas as peças foram coladas, o palhaço está ganhando finamente forma.

Com a caneta preta para retroprojetor, risque o centro da boca e desenho os olhos do palhaço.

Você não precisa desenhar todos iguais, podendo fazer expressões diferentes de acordo como deseja.



6º Passo – Pintar

Chegou à hora de pintar alguns detalhes do palhaço usando as colas coloridas pedidas anteriormente.

Com a bisnaga preta risque as laterais da camisa, para fazer os suspensórios. Com a cola amarela, desenho os botões, criando relevos.

A secagem demora uma hora, em média, em ambiente ventilado. Cuidado para não borrar!



7º Passo – Molde da caixa

Conforme indicado na foto, faça um molde da caixa nas placas de EVA na cor desejada, não se esqueça das abas! Recorte-o e depois faça as dobras usando a régua, passando o verso do estilete, vincando a borracha.



8º Passo – Fazer a caixa

Aplique cola quente do lado contrario das abas da caixa fazer a fixação. Reprisa esse procedimento nos quatro lados, fechando a caixinha. Cole as bolinhas feitas anteriormente nas três faces da caixinha.



9ª Colar o Palhaço na caixinha

Chegou a última parte deste passo a passo, resta apenas colar o palhaço na caixinha. Passe a cola quente no verso do palhacinho e fixe a caixa que deve ficar nivelada pelos pés dele.


Chegou ao fim nosso primeiro artigo de como criar uma festa infantil com tema de circo. Não deixe de ler o tutorial onde ensinamos como fazer a toalha da mesa e o painel, que será em forma da lona do circo.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar mais uma dica aos outros leitores, não deixe de fazer seu comentário logo abaixo.

2 comentários: