Como fazer uma sacola ou bolsa de tecido e customizar

Neste mês, quem mora no estado de São Paulo percebeu que os supermercados não estão mais distribuindo sacos de plástico para você poder levar suas comprar, muitas vezes deixando você literalmente na mão. Existe uma boa alternativa e que pode se tornar muito bonita utilizando o bom artesanato.

Vamos ensinar como fazer uma sacola de tecido fácil e também como personalizar, evitando usar as de estampa padrão que são vendidas nas lojas. Primeiro, siga nosso passo a passo de como fazer uma sacola de pano.

Sacola de tecido customizada com uma estampa
Sacola de tecido customizada com uma estampa

Materiais da sacola

Para fazer a nossa sacola, os materiais necessários são poucos e de fácil acesso, confira nossa lista:

  • Tecido (pode ser chita, gorgurinho, algodão, lonita ou algum de sua preferência);
  • Máquina de costurar ou agulha e linha para fazer a mão;
  • Tesoura;



Passo a passo de como fazer a sacola

Corte dois retângulos iguais, coloque ambos os tecidos juntos e costure as laterais e o fundo. Na parte inferior faça uma bainha simples de 2 cm.

Agora corte dois retângulos, mas dessa vez finos e largos, para fazer as alças da bolsa. De maneira simples, dobre a peça pela metade e costure a lateral, faça isso com ambas. Finalizando, costure as alças na sacola de pano.



Como customizar sua sacola de tecido

Agora que você já aprender a fazer sua sacola, chegou o momento de personalizada. Caso você não tenha tempo ou queira costurar, você também pode comprar uma já pronta, mas o trabalho acaba saindo mais caro optando por este caminho.



Materiais para personalizar

  • A sacola de tecido que você já fez ou comprou;
  • Guardanapo de papel com formato que lembre um crochê;
  • Pincel;
  • Tinta;


Passo a passo de como decorar a bolsa de pano
Passo a passo de como persolizar a bolsa

Passo a passo de como decorar

Pegue o guardanapo de papel e coloque sobre a parte da bolsa de tecido que você deseja colocar a estampa.

Pinte cuidadosamente entre as lacunas (cortes) do guardanapo.

Retire o guardanapo antes que a tinta seque completamente, mas tenha cuidado para que ele não se rompa durante o processo.

Pronto, agora você está segura de ter uma sacola quando for ao mercado e também evita de usar o plástico, que agride o meio ambiente. Além disso, você ainda pode fazer algumas pinturas ou escrever a inicial do seu nome, conforme é mostrado na foto.

3 comentários:

  1. amei essa ideia..vou tentar fazer uma..com moldes vazados.. meu email é helenamarques6@hotmail. eu me divorciei no inicio desse ano, tenho so uma filha que vai completar 22 anos..estou em busca de algo para preencher minhas tardes livres e tambem quero muito fazer algo que eu possa trazer prazer e ter meu trabalho. fui casada 25 anos, onde não podia estudar e não podia trabalhar fora. sou inteligente, modestia parte sou bonitinha kkk, sou uma senhora de 48 anos bem conservada graças a Deus, tenho uma saude maravilhosa, sou de bem com a vida, e chegou o momento de eu retomar a minha propria indentidade. quero ter o prazer de muito em breve ter meu proprio sustento sem depender de pensão. sei que sou capaz e hoje buscando na internet uma oportunidade de trabalho, acabei aqui no seu blog.tenho muita vontade de confeccionar bolsas, é um projeto muito antigo, bolsa simples e tambem finas. ainda não consegui o caminho para confeccionar minhas bolsas, tenho buscado na internet , mas não tenho encontrado os modelos que eu tenho de ideia. mas amei a sua sacolae atraves desse modelo vou criar uma sacolas pintadas. obrigada querida, abraço grande. Deus te abençoe.
    Helena Marques

    ResponderExcluir
  2. amei parabens , vou tentar fazer beijos

    ResponderExcluir