Instruções de como usar a pistola para cola quente corretamente

Para quem faz artesanato, seja qual de tipo for, a pistola para cola quente é uma ferramenta fundamental, pois facilita o maneja de diversos materiais. Porém, é preciso tomar certos cuidados ao manejá-las.

Pensando nisso, o blog Arte Tutorial resolveu publicar um artigo mostrando as principais instruções de como usar a pistola para cola quente da melhor maneira possível.

Instruções de como usar a pistola para cola quente corretamente

Instruções e dicas

Ligue a pistola para cola quente em uma tomada longe de produtos infamáveis, pois ela aquece bastante. Deixe longe de tapes e carpes, já é natural escorrer um pouco de cola e isso pode estragar certos materiais.

Insira o bastão de cola (silicone) na pistola. Caso já tenha um dentro e estiver pequeno, deixe um segundo próximo.

Também deixe os materiais que irá colar por perto. A cola quente é boa para usar em tecidos grossos, isopor, madeira flores secas e outros materiais plásticos, mas não é recomendada para papéis e tecidos finos.

Como usar pistola para cola quente
Exemplo de como usar pistola para cola quente
Para verificar se a cola já derreteu, pegue um pedaço de papel e aperte o gatilho da pistola. Caso esteja duro para apertar, aguarde mais um minuto.

Pegue o item que você deseja colar e aperte a pistola levemente, porque quanto mais forte apertar, mais rápido e em maior quantidade sairá.

Coloque o outro objeto que você deseja colar rapidamente, se esfriar a cola será um problema. Segure firme por um tempo.

Depois de aproximadamente 15 segundos, teste para ver se está colado, mas não puxe com muita força.

Depois que esfriou, veja senão escorreu um pouco de cola pelas laterais. Se isso ocorreu, basta raspar o excesso (pode ser até com a unha, mas cuidado para não quebrá-la).

Pistola de cola quente (refil silicone)

Precauções e cuidados

Tome muito no momento de manejar a pistola para cola quente. Se você tocar na cola, mesmo que esteja por baixo de algum material fino, como tecido, poderá se queimar.

Antes de guardar a pistola, deixe-a esfriar plenamente. Não a guarde em uma caixa de papel com ela quente.

4 comentários:

  1. Obrigada! ótimas dicas...Clelia_campinas_sp

    ResponderExcluir
  2. Obrigada. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  3. como faço a minha pistola de cola quente nao esta funcionando coloco na tomada aperto e nao sai a cola devo esperar esquentar um pouco para ela sai ??

    ResponderExcluir